top of page

Vereador propõe redução de jornada para servidores como medida de economia em Itabirito

Vereador propõe redução de jornada para servidores como medida de economia em Itabirito

Em sessão da Câmara Municipal de Itabirito realizada nesta segunda-feira (03/11), o vereador Anderson, do partido Sou Notícia (PL), apresentou um requerimento que sugere a adoção de uma jornada de seis horas para uma parcela dos funcionários públicos municipais. A proposta, subscrita por outros parlamentares, tem como objetivo promover um corte de gastos.


Segundo o parlamentar, a diminuição da carga horária, de oito para seis horas por dia, acarretaria na suspensão do benefício do cartão-refeição – atualmente em torno de R$ 600 mensais – para os servidores abrangidos.

Ele argumenta que essa medida traria alívio aos cofres públicos em um contexto de redução na arrecadação do município.


O parlamentar informou que, após encontro com o chefe do executivo, foi comunicado sobre a análise em curso para implantar a jornada reduzida, com possibilidade de vigência a partir de janeiro de 2026. Ressaltou, contudo, que a iniciativa não se estende a todas as áreas: “A saúde não tem condições de funcionar com seis horas, a educação também não. Portanto, o setor administrativo, em grande parte, é que deve passar para a jornada de seis horas”, explicou.


Anderson também mencionou a reforma administrativa de 2022, que estabeleceu cargos de alta diretoria, e advogou por uma reavaliação completa dos gastos da Prefeitura. Ele enalteceu a atitude do ex-prefeito interino e atual secretário de Gestão de Frotas, Arnaldo Pereira dos Santos, pela devolução de veículos oficiais com a finalidade de diminuir despesas.


Em seu discurso, o vereador frisou que o Legislativo não concederá "autorização irrestrita" ao Executivo durante a apreciação do orçamento e exigiu um planejamento que assegure o pagamento do 13º salário dos servidores: “Quando a situação se complica, somos nós que seremos convocados para votar créditos extras”.


O representante afirmou que sua postura não é de “jogada política”, mas de compromisso com o equilíbrio das contas públicas. “O destino de Itabirito depende também desta Casa. Estou aqui para cooperar, não para dificultar a vida de ninguém”, finalizou.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Portal News Itabirito - Todos os direitos reservados - © 2024 Criado por Agência All Win

bottom of page