ANTT anuncia início de duplicação em trecho crítico da BR-040 em Congonhas para 2027
- Redação Portal News

- 10 de out.
- 1 min de leitura

A duplicação de um dos trechos mais perigosos da BR-040, localizado entre os quilômetros 602 e 612 em Congonhas (MG), deve ter início dentro de cinco meses.
A previsão foi confirmada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Teo Sampaio, durante evento realizado nesta quinta-feira (9/10) em Nova Lima. A conclusão da obra está programada para meados de 2027.
Segundo o diretor, a duplicação de Congonhas é uma das principais prioridades da concessão, devido ao alto índice de acidentes registrados na região.
Sampaio participou da cerimônia de prestação de contas da ANTT e da EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora há um ano.
De acordo com a EPR Via Mineira, os próximos passos incluem, além da duplicação, a implantação de sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), a construção de um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros em Carandaí, a inauguração de uma nova delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Nova Lima e a ampliação da unidade de Olhos D'Água, em Belo Horizonte.
A concessionária também informou que, a partir de novembro, a PRF terá acesso às câmeras de monitoramento instaladas ao longo da rodovia, o que deve reforçar a segurança e o controle de tráfego.
Em um ano de concessão, a EPR destacou que já foram recuperados 500 quilômetros de faixas de rodagem, com implantação de olhos de gato, nova sinalização e substituição de placas.







Comentários