Arquidiocese de Mariana Anuncia o Falecimento do Cônego Jadir Trindade Lemos
- Redação Portal News

- 22 de abr.
- 2 min de leitura

Com grande tristeza, a Arquidiocese de Mariana informou, nesta segunda-feira (21), o falecimento do Cônego Jadir Trindade Lemos, aos 93 anos.
Natural de Barra Longa (MG), o Côn. Jadir faleceu na manhã de 21 de abril de 2025, deixando um legado de fé, serviço e comprometimento na formação de presbíteros na Igreja particular de Mariana.
Durante seu ministério, Cônego Jadir foi uma figura central na formação teológica e espiritual de várias gerações de padres.
Ele atuou como professor de Teologia Sistemática e Bíblica no Seminário Arquidiocesano e também como diretor espiritual, sendo amplamente reconhecido por sua sabedoria, humildade e sensibilidade pastoral.
Além disso, era um profundo conhecedor do direito canônico, com notável atuação nas áreas de direito processual e matrimonial.
A Arquidiocese convida a todos a se unirem em oração, agradecendo a Deus pela vida e pelo ministério frutífero do Cônego Jadir. Que o Bom Pastor o acolha em sua morada eterna, e que familiares, amigos e irmãos de caminhada encontrem consolo na fé.
Velório e Celebrações Fúnebres
Atendendo ao desejo do próprio Cônego Jadir, seu corpo será velado a partir das 22h desta segunda-feira (21), no Instituto de Teologia do Seminário Arquidiocesano de Mariana. Na terça-feira (22), uma Missa será celebrada às 10h no mesmo local.
Após isso, o cortejo seguirá para o distrito de Padre Viegas, onde será realizada a Missa Exequial às 14h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração, ocorrerá o sepultamento.
Gratidão e Reconhecimento
Durante a celebração dos 60 anos de sacerdócio de Cônego Jadir, em 2018, Dom Geraldo Lyrio Rocha destacou: “Cônego Jadir dedicou toda a sua vida ao ensino e à formação de novos presbíteros. Uma nobre e desafiadora tarefa, que ele exerceu com grande eficiência. Muitos colegas agradecem por terem sido alunos do Cônego Jadir.”
Neste momento de despedida, ressoam com ainda mais força as palavras da liturgia: “Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz.”
Cônego Jadir deixa uma marca indelével na história da Arquidiocese de Mariana, sendo um exemplo de fidelidade, sabedoria e amor à Igreja.







Comentários