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Atenção, motoristas: BR-040 terá novo radar e trechos limitados a 60 km/h em Itabirito

Atenção, motoristas: BR-040 terá novo radar e trechos limitados a 60 km/h em Itabirito

A BR-040 passará por uma revisão significativa nas velocidades máximas em trechos estratégicos entre Belo Horizonte e Juiz de Fora a partir deste mês.


A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela rodovia desde agosto de 2024, começou a instalar a nova sinalização, que deverá ser concluída até julho.


O objetivo é aumentar a segurança viária, especialmente em áreas urbanas e locais com alto índice de acidentes, como muitos trechos em Itabirito.


O que muda

Os novos limites de velocidade variarão de 40 km/h a 100 km/h, definidos com base em estudos sobre a topografia, geometria da pista, volume de tráfego e registros de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Em Itabirito, por exemplo, haverá limites de 60 km/h e 80 km/h entre os quilômetros 575 e 585, além de um trecho crítico (km 589,9) estipulado a 60 km/h, que receberá um dos oito novos radares que começarão a operar em julho de 2025.


Foco na segurança e fluidez

“A BR-040 possui curvas, aclives e tráfego intenso de caminhões em áreas densamente povoadas. A redução pontual de velocidade é contratual e essencial para preservar vidas e proporcionar previsibilidade nas viagens”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.


A concessionária continuará investindo na duplicação total da rodovia até 2032, além de melhorias como pavimentação, novas passarelas e bases de atendimento.


Programa de Redução de Acidentes

A mudança de velocidade faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA), desenvolvido em parceria com a PRF.


Em locais historicamente perigosos, como a Curva da Celinha (km 586-588), não houve mortes desde que foram implementadas intervenções de engenharia e sinalização.


Além disso, oito radares de última geração serão instalados em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Barbacena e Santos Dumont.


A EPR destaca que não arrecada multas; sua responsabilidade se limita à instalação e manutenção dos equipamentos, enquanto a autuação é de competência dos órgãos de trânsito.


Obras e manutenção em andamento

Desde agosto de 2024, a concessionária aplicou cerca de 91 mil toneladas de CBUQ em 316 km de faixas de rolamento, revitalizou pontes e viadutos, e instalou mais de mil novas placas de sinalização e 31 mil tachas refletivas.


Uma base de atendimento está sendo construída em Santos Dumont, e a limpeza das pistas ganhou um reforço tecnológico com varredeiras mecanizadas.


Colaboração dos motoristas

A EPR Via Mineira pede que os motoristas fiquem atentos à nova sinalização e respeitem os limites revisados para garantir a segurança de todos.


“Sabemos que a mudança exige adaptação, mas nosso objetivo é reduzir acidentes e tornar as viagens mais seguras”, ressalta Eric de Almeida.


Principais pontos com novos radares

  • Itabirito — km 589,9 (sentido BH): 60 km/h

  • Nova Lima — km 545,9 e km 551,4: 100 km/h (leves) / 80 km/h (pesados)

  • Congonhas — km 603,7 e km 614,6 (duplo sentido): 80 km/h e 60 km/h

  • Barbacena — km 716,3: 60 km/h

  • Santos Dumont — km 737,1: 60 km/h

Esses locais ainda passarão por validação da PRF e homologação da ANTT.

Próximos passos

Com a conclusão da sinalização em julho e a ativação dos radares em 2025, os usuários da BR-040 — especialmente aqueles que entram ou saem de Itabirito — devem experimentar viagens mais seguras, com uma fiscalização eficaz e um tráfego mais harmonioso entre veículos leves e pesados.


A duplicação do trecho entre BH e Congonhas, prevista para 2026, promete avançar ainda mais na modernização e confiabilidade da rodovia.

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