top of page

Comerciantes de Minas Gerais Mostram Otimismo para Vendas no Dia das Mães

ree

Neste Dia das Mães, a segunda data comercial mais significativa do ano após o Natal, 46,4% dos empresários do comércio de Minas Gerais esperam um aumento nas vendas em comparação ao ano anterior.


Os dados são da pesquisa "Expectativa de Vendas Dia das Mães 2025", realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG.


O período que envolve essa data impacta 79,3% das empresas do setor varejista no estado.


A expectativa positiva deste ano superou a de 2024, quando apenas 31,3% dos comerciantes acreditavam em um crescimento nas vendas.


Em contraste, 19,6% das empresas preveem uma queda nas vendas este ano, um aumento em relação aos 9,5% de 2024.


Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, salienta que as expectativas para o Dia das Mães de 2025 são promissoras para o comércio varejista mineiro.


“Neste ano, 78,8% dos empresários acreditam que as vendas durante o Dia das Mães serão iguais ou superiores às do ano passado. Isso é muito positivo, especialmente após um ano de boas vendas em 2024. Aqueles que esperam um aumento nas vendas citam o otimismo, o valor emocional da data e o aquecimento do comércio como principais motivos. Por outro lado, aqueles que preveem queda associam essa expectativa à crise econômica, ao comportamento cauteloso dos consumidores, ao baixo desempenho do primeiro trimestre e aos preços elevados dos produtos”, explica Gabriela.


A melhora nas expectativas para o Dia das Mães em 2025 reflete uma recuperação do otimismo entre os comerciantes, após uma queda em 2024 em comparação a 2023, quando 61,3% previam aumento nas vendas devido à recuperação do comércio pós-pandemia.


A pesquisa também revelou que 6,9% dos comerciantes planejam contratar temporariamente para atender à demanda.


Em 2024, esse número foi de 8,1%. Além disso, mais de 70% dos estabelecimentos informaram que farão vendas online, com o aplicativo WhatsApp sendo utilizado por 90,7% das empresas e o Instagram por 48,8%.


Para os empresários que esperam um desempenho de vendas superior ao do ano passado, a motivação principal é o otimismo, seguido pelo valor afetivo da data.


Já entre aqueles que preveem vendas menores, os fatores mencionados incluem a crise econômica e um consumidor mais cauteloso.


De acordo com 48% dos comerciantes, o gasto médio no Dia das Mães deve variar entre R$ 70,00 e R$ 200,00.


Os segmentos que mais se destacam nas vendas incluem vestuário, calçados, produtos de beleza e artigos para o lar. As vendas de roupas devem representar 59,6% das transações, seguidas por calçados com 19,1%.


No setor farmacêutico, a expectativa é que perfumes e cosméticos tenham uma participação de 69,4%.


Entre as estratégias de vendas, 26,1% dos empresários planejam realizar promoções, 23,3% investirão em publicidade e 17,3% oferecerão atendimento diferenciado.


A pesquisa também indica que a região mais impactada pelo Dia das Mães é Jequitinhonha/Mucuri (95%), seguida pela região Central (90,48%).

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Portal News Itabirito - Todos os direitos reservados - © 2024 Criado por Agência All Win

bottom of page