top of page

Eros, cão farejador da PRF, falece aos 14 anos, deixando um legado de comprometimento com a segurança pública

Eros, cão farejador da PRF, falece aos 14 anos, deixando um legado de comprometimento com a segurança pública

Eros, um cão farejador da Polícia Rodoviária Federal (PRF), faleceu na sexta-feira (7), aos 14 anos, deixando um legado de comprometimento, bravura e lealdade.


Nascido em fevereiro de 2011, ele integrou um projeto inovador da PRF, aprovado em nível ministerial, voltado para a detecção de explosivos em grandes eventos e na capacitação de outras forças policiais nessa área.


Em 2012, Eros foi um dos quatro cães importados de Israel, todos altamente treinados para identificar explosivos, tanto militares quanto caseiros, além de armas e munições.


O responsável por sua preparação e transporte para o Brasil foi o PRF Tobias Leite, que na época representava a antiga Diretoria de Combate ao Crime (DCC), atualmente conhecida como Coordenação-Geral de Combate ao Crime (CGCC).


Eros teve um papel fundamental na segurança de eventos de grande porte no Brasil. Ele participou de varreduras na inauguração da sede da PRF em Brasília (2013), na Jornada Mundial da Juventude (2013), na Copa das Confederações (2013), na Copa do Mundo (2014) e nas Olimpíadas do Rio (2016). Seu trabalho incansável foi crucial para a proteção de milhares de pessoas.


Em 2018, Eros foi designado ao PRF Duarte Pires e passou por um treinamento específico para a detecção de drogas.


No mesmo ano, participou do Curso de Operador de Cão de Faro (COCF), como parceiro do instrutor de cinotecnia da Polícia Militar de São Paulo (PMESP), o então Sargento Caio.


Após finalizar o curso, Eros se aposentou e foi transferido para a Superintendência da PRF em Pernambuco (SPRF-PE), onde recebeu todo o carinho e cuidados dos membros do Grupo de Operações com Cães (GOC-PE), especialmente de seu leal cuidador, Bodinho.


A partida de Eros marca o encerramento de uma trajetória repleta de dedicação ao serviço da segurança pública. Seu legado permanece como um exemplo de lealdade e eficácia, inspirando futuras gerações de cães farejadores e seus companheiros humanos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Portal News Itabirito - Todos os direitos reservados - © 2024 Criado por Agência All Win

bottom of page