Festival Tudo é Jazz chega a Ouro Preto homenageando Ella Fitzgerald e Dolores Duran – Entrada gratuita
- Redação Portal News

- 25 de jul.
- 3 min de leitura

De 07 a 10 de agosto, Ouro Preto será o palco da 23ª edição do Festival Tudo é Jazz, que em 2025 contará com apresentações de artistas como Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland e Willian Evans Trio, entre outros.
A curadoria fica por conta do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo, enquanto a direção geral é de Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação.
O festival é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, da Prefeitura de Ouro Preto e da Rede Minas.
Nesta edição, o festival prestará homenagem a duas grandes vozes da música: Ella Fitzgerald e Dolores Duran.
“É uma grande honra homenagear essas duas mulheres fortes e marcantes para a história do jazz e celebrar os 23 anos do primeiro festival de jazz de Minas Gerais. Proporcionar ao nosso público uma programação 100% gratuita e democrática é um privilégio,” afirma Rud Carvalho.
Após a passagem por Ouro Preto, o festival seguirá para Itabirito de 15 a 17 de agosto, Congonhas nos dias 23 e 24 de agosto, Ouro Branco em 13 e 14 de setembro, e Grão Mogol de 19 a 21 de setembro.
Exposição "Ella & Dolores"
Uma parte importante da programação é a exposição “Ella & Dolores”, que apresenta um encontro imaginário entre as duas ícones da música.
A mostra estará na Casa de Gonzaga de 07 a 10 de agosto, com entrada gratuita.
Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio que retrata possíveis encontros entre as divas em diversos cenários.
“Meu coração sempre pulsou mais forte fazendo a direção gráfica e criativa do Tudo é Jazz, mas nesta edição, além do coração, minha alma está cantando com Ella e Dolores!” explica.
Workshops Musicais
Além dos shows e da exposição, o festival oferecerá workshops musicais em Ouro Preto.
No dia 08/08, Gustavo Figueiredo ministrará um workshop sobre “Arranjos, Harmonia e Improvisação”, e Rodrigo Rios discutirá o cenário musical no Brasil e no mundo.
No dia 09/08, o Willian Evans Trio (EUA) conduzirá um workshop sobre Jazz Trio.
Não é necessário se inscrever, basta comparecer na Casa da Ópera nos horários das oficinas.
Sobre o Festival Tudo é Jazz
Considerado um dos 10 melhores eventos de jazz do mundo pela revista Down Beat, o festival, que até a pandemia acontecia anualmente em Ouro Preto, expandiu sua programação a partir de 2022 para Belo Horizonte e outros municípios do interior de Minas Gerais.
Com mais de 1.700 músicos já se apresentando, o festival promove a diversidade de estilos de jazz, unindo tradição e inovação.
Patrocinadores
A Gerdau e a Vivo são algumas das principais apoiadoras do festival, refletindo seu compromisso com as artes e a cultura. “Apoiamos o festival há mais de 20 anos porque acreditamos no poder da arte para criar conexões e fomentar a criatividade,” afirma Pedro Torres, da Gerdau.
Serviço
FESTIVAL TUDO É JAZZ 2025
Mais informações no site: www.tudoejazz.com
Programação em Ouro Preto:
07/08: Juiz Moreira (21h, Casa de Gonzaga)
08/08: Nando Reis (22h, Praça Tiradentes)
09/08: Izzy Gordon e Big Band – Tributo a Ella e Dolores (22h, Praça Tiradentes)
10/08: DJ Bella la Pierre + Orquestra Mineira de Brega (1h às 4h, CAEM)







Comentários