Governo realiza blitz da Lei Seca Integrada para reforçar a segurança no trânsito
- Redação Portal News

- 4 de fev.
- 2 min de leitura

Em mais uma iniciativa de conscientização e fiscalização no trânsito, o Governo de Minas, junto a parceiros, realizou na última sexta-feira (31/1) a operação blitz da Lei Seca Integrada, que ocorreu na BR 040, em Nova Lima, no Anel Rodoviário e na Avenida Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. Essa ação reforça o compromisso com a segurança viária e a proteção de vidas.
A operação foi coordenada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e contou com a colaboração de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH).
O principal objetivo foi prevenir a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas, além de promover uma abordagem educativa.
“Esta foi a primeira blitz da Lei Seca Integrada sob a coordenação da CET-MG, reafirmando o compromisso da Seplag-MG com a segurança no trânsito em Minas. Juntamos as forças de segurança porque a fiscalização é essencial para educar e responsabilizar aqueles que colocam em risco a própria segurança e a de outros.
O intuito é evitar tragédias, pois dirigir sob influência de álcool é um comportamento arriscado e muitas vezes fatal”, declarou Bruno Raslan, diretor de Integração e Operações de Trânsito da CET-MG.
Resultados
No total, 131 veículos foram fiscalizados e 166 pessoas abordadas, com a realização de 136 testes de etilômetro. Três motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, sendo que um deles foi preso por crime de trânsito. Quinze condutores se recusaram a realizar o teste.
A operação também identificou três pessoas dirigindo sem habilitação, resultando em 135 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas ao ser flagrada com 118 barras de entorpecentes no veículo.
Penalidades da Lei Seca
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool resulta em uma multa de R$ 2.934,70, podendo ser dobrada em caso de reincidência em um período de 12 meses. O motorista também poderá enfrentar um processo administrativo e ter a habilitação suspensa por 12 meses. É considerado crime quando o teste do bafômetro indica uma concentração de álcool superior a 0,34 miligramas no ar soprado.
Motoristas que se recusam a fazer o teste também são multados em R$ 2.934,70, com possibilidade de o valor ser dobrado em caso de reincidência.
A blitz atua como um alerta à sociedade, reforçando que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva. Respeitar as leis, evitar o consumo de álcool antes de dirigir e adotar comportamentos seguros ao volante são atitudes fundamentais para preservar vidas e promover um trânsito mais seguro e consciente.







Comentários