Itabirito e Nova Lima: Vale reinicia testes sonoros das sirenes de emergência das barragens do Complexo Vargem Grande
- Redação Portal News

- 17 de jan.
- 1 min de leitura

A Vale dará início, neste sábado (18), às 10 horas, aos testes das sirenes de emergência das barragens do Complexo Vargem Grande, situadas nos municípios de Nova Lima e Itabirito.
O som será audível nas seguintes localidades: Comunidade Rio de Peixe (Vila E), Condomínios Estância Alpina, Lagoa do Miguelão, Solar da Lagoa, Vale dos Pinhais; Estoril I e II, Fazenda Mate Couro/Santa Cruz, Oficina D’Shops, Sítio Paradias e nas áreas internas da empresa.
Essa atividade estava suspensa desde outubro do ano passado, em conformidade com a Resolução GMG n° 83/2024, que definiu a padronização dos toques e mensagens das sirenes de emergência em todo o Estado de Minas Gerais.
A Vale, em colaboração com as Defesas Civis Estadual e Municipais, realizará os testes a cada dois meses, sempre nos meses ímpares. Antes do acionamento das sirenes, será divulgada uma mensagem informando que se trata de um teste.
Não será necessária nenhuma ação por parte da comunidade, que pode seguir sua rotina normalmente.
Essa iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente.
O principal objetivo do PAEBM é garantir a segurança das pessoas, cuidar do meio ambiente e mitigar riscos. É importante ressaltar que não houve mudanças nas condições de segurança das estruturas.
As barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de passarem por inspeções regulares realizadas por equipes internas e externas, que atuam rapidamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.







Comentários