Itabirito: Prefeito Dr. Elio assegura servidores sobre decreto de contenção: “A Prefeitura não está quebrada”
- Redação Portal News

- 30 de jul.
- 2 min de leitura

Um áudio compartilhado em um grupo de WhatsApp esclarece as novas medidas orçamentárias e reafirma a continuidade dos serviços públicos em Itabirito.
O Sou Notícia obteve uma gravação do prefeito de Itabirito, Dr. Elio da Mata (Cidadania), na qual ele busca acalmar os servidores públicos municipais após o surgimento de rumores relacionados ao Decreto Municipal nº 16.454/2025, publicado na última sexta-feira (25).
Esse decreto estabelece diretrizes de contenção e limitação orçamentária em vários setores da administração municipal.
Apesar da repercussão negativa, o prefeito assegurou que a ação é preventiva e não afetará a prestação dos serviços essenciais.
“A Prefeitura não está quebrada, muito pelo contrário. Estamos apenas adotando medidas cautelares para evitar problemas maiores. Todos os nossos serviços básicos estão garantidos. A saúde e a educação continuam funcionando a pleno vapor, pois são financiados por verbas específicas, que não podem ser alteradas,” declarou Dr. Elio na gravação.
O prefeito explicou que a decisão de publicar o decreto visava aumentar a transparência das ações do Executivo, mesmo que algumas medidas pudessem ter sido implementadas sem a formalização do decreto.
Ele também garantiu que os salários dos servidores estão assegurados.
“Os nossos funcionários receberão até o dia 5, no máximo. Além disso, anteciparemos a parcela do 13º salário. Se estivéssemos sem recursos, como conseguiríamos fazer isso?” questionou o prefeito.
Dr. Elio também refutou o que chamou de “informações distorcidas” e tentativas de desvirtuar a realidade administrativa.
Ele pediu aos servidores que conversassem com amigos e colegas para evitar a propagação de boatos.
A mensagem do prefeito reafirma o que o vereador Anderson do Sou Notícia (PL) já havia mencionado durante o programa Terça em Foco, na terça-feira (29), ao entrevistar o colega Danilo Grilo (Cidadania).
Durante a transmissão, Anderson criticou o que chamou de “oposição irresponsável” e afirmou que há tentativas de usar o decreto para gerar pânico na população.
“A Prefeitura está cortando a enxurrada antes da chuva. Está agindo com responsabilidade fiscal,” enfatizou o vereador, acrescentando que o decreto é uma medida temporária e poderá ser revogado caso a arrecadação municipal melhore.







Comentários