Mais de 84% dos Comerciantes Planejam Investir em Redes Sociais para Aumentar Vendas no Dia dos Namorados
- Redação Portal News

- 5 de jun.
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Uma pesquisa chamada Expectativa de Vendas Namorados 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, revela que 45,4% dos comerciantes mineiros esperam um aumento nas vendas neste ano, em comparação ao ano anterior.
Para 38,7% deles, as vendas deverão permanecer estáveis, enquanto 15,8% acreditam que serão menores. Mais de 84% dos comerciantes pretendem investir em redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook, para estimular as compras.
Os principais fatores que geram otimismo entre os empresários para o Dia dos Namorados são: esperança e otimismo (44,2%), o valor afetivo da data (38,8%) e ações promocionais (20,9%).
Por outro lado, os comerciantes que preveem vendas inferiores justificam suas expectativas com a crise econômica (40,0%) e o comportamento cauteloso dos consumidores (26,7%).
A pesquisa aponta que 49% dos entrevistados esperam que o valor dos presentes fique entre R$ 70,00 e R$ 200,00.
Conforme 73,6% dos comerciantes, as compras serão realizadas à vista, com destaque para o pagamento via Pix (27,6%), seguido de cartão de crédito à vista (24,8%), débito (10,5%) e dinheiro (1,7%). Para 30,1%, as compras serão parceladas no cartão de crédito.
A pesquisa ouviu 421 empresas de diversas regiões de Minas entre 08 e 19 de maio.
A região Central de Minas se destaca com 83,3% de adesão, seguida pela Noroeste, com 77,5%.
Para aumentar as vendas, 84,6% dos comerciantes apostam em divulgações de produtos, com 83,1% investindo em Instagram, 68,2% em WhatsApp e 24,8% em Facebook. O rádio é escolhido por 9,5% e o boca a boca por 4,5%.
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, afirma:
“Entre as empresas impactadas pela data, as expectativas de melhores vendas são promissoras. O valor afetivo da data, o otimismo e a esperança dos empresários contribuem para que 45,4% acreditem em um desempenho superior ao do ano passado. A adoção de ações como atendimento diferenciado, promoções e divulgações via Instagram, WhatsApp e Facebook é crucial para o aumento das vendas. Com 99% dos brasileiros utilizando WhatsApp, os empresários que souberem explorar essas plataformas terão melhores resultados financeiros e estratégicos.”
Além disso, 67,5% das empresas fazem vendas online, sendo que 90,7% delas utilizam o WhatsApp para comercializar seus produtos.
A pesquisa indica que 47,6% das empresas acreditam que os clientes farão compras durante a Semana do Dia dos Namorados, e 81,1% já receberam todas as encomendas, preparando-se para o período de vendas.







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