Mariana completa 329 anos: Governo do Estado concede Medalha do Dia de Minas
- Redação Portal News

- 17 de jul.
- 3 min de leitura

O Governo de Minas Gerais celebrou nesta quarta-feira (16/7) o Dia de Minas na Praça Minas Gerais, em Mariana.
Nesta data, simbolicamente, a capital do estado é transferida para a cidade, que foi a primeira capital mineira.
O evento, presidido pelo governador Romeu Zema e com a presença do vice-governador Mateus Simões, marcou a entrega da tradicional Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, uma honraria que reconhece personalidades e entidades que se destacaram em prol do desenvolvimento do estado.
“É com profunda satisfação que estou de volta a Mariana neste dia tão significativo, em que celebramos o Dia de Minas. Esta cidade, nossa primeira capital, que em 2025 completa 329 anos, é um lembrete das nossas origens e da essência da nossa identidade. Mariana representa, com excelência, tudo que Minas Gerais tem de melhor,” afirmou Romeu Zema.
A data é estabelecida pela Constituição do Estado e a semana que inclui o dia 16 de julho é conhecida como Semana de Minas, um período de celebração cívica em todo o estado.
Em 1977, durante a comemoração do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo sugeriu que o 16 de julho fosse instituído como o Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu apoio de acadêmicos, autoridades locais e da comunidade.
Dois anos depois, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi solicitado apoio ao então governador Francelino Pereira para que o 16 de julho fosse oficialmente reconhecido como o Dia do Estado de Minas Gerais.
A Lei Estadual que formalizou a data foi sancionada em 1980, juntamente com a criação da Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.
O vice-governador Mateus Simões destacou a importância da medalha e o valor que a condecoração representa para aqueles que contribuem para o desenvolvimento do estado, enfatizando a relevância histórica de Mariana.
“Mariana é a primeira cidade de Minas. E aqui hoje, portanto, a gente tem que comemorar o que temos de exemplo magnífico para dar aos outros, como Mariana é, de resiliência histórica. O povo de Mariana é um povo lutador, que dá exemplo para o Brasil,” destacou Mateus Simões.
Comemorações em Belo Horizonte
As celebrações do Dia de Minas também ocorreram em Belo Horizonte, em um ato simbólico no Palácio da Liberdade, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS).
O objetivo foi resgatar símbolos fundacionais da identidade mineira.
Uma réplica da bandeira dos Inconfidentes foi hasteada, acompanhada pela execução de hinos e uma apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com representantes institucionais presentes.
Além disso, a programação cultural gratuita se estendeu ao longo do dia em outros locais da capital, como a Praça da Estação, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com atividades voltadas para a celebração da história, arte e cultura de Minas.
Agraciados com a Medalha do Dia de Minas 2025
Entre os agraciados estão:
Alex Sandro Coelho Diniz, empresário
Coronel PM QOR Alexandre de Castro Leal, subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad
Carol Caram, deputada estadual
Ana Paula Gonçalves Tranche, gestora da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas
Anderson Ferreira Guimarães, CEO da Indaia Transportes
Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil
E muitos outros que contribuíram para o desenvolvimento do estado.







Comentários