Megaoperação Combate Exploração Ilegal de Minério em Itabirito e Nova Lima
- Redação Portal News

- 3 de abr.
- 1 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (02), uma operação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal, intitulada “Água Suja”, foi lançada para combater crimes ambientais e financeiros na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.
As ações se concentraram no bairro Balneário Água Limpa, situado entre Itabirito e Nova Lima.
A investigação foca em um grupo criminoso envolvido na extração e transporte ilegal de minério de ferro, além de esconder bens e valores adquiridos por meio de atividades ilícitas.
Conforme informações da Receita Federal, os suspeitos estavam explorando clandestinamente uma área de cerca de 5.000 m², onde foi encontrada uma cava a céu aberto com aproximadamente seis metros de profundidade.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo executados em 10 municípios de Minas Gerais, totalizando 23 mandados.
Além disso, as autoridades suspenderam as atividades de quatro empresas de beneficiamento de minério de ferro, conhecidas como “peneiras”, localizadas em Sete Lagoas. Foram também apreendidos 23 veículos relacionados às atividades ilegais.
Os crimes em investigação incluem usurpação de matéria-prima da União, danos ambientais, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
Os envolvidos utilizavam "olheiros" e pessoas armadas para assegurar a continuidade da exploração ilegal e evitar a fiscalização.
As investigações continuam para identificar todos os responsáveis e interromper as atividades ilícitas.







Comentários