Minas Gerais Inova ao Adotar Inteligência Artificial para Monitoramento das Rodovias Estaduais
- Redação Portal News

- 24 de mai.
- 2 min de leitura

O Governo de Minas Gerais deu um passo pioneiro na gestão da infraestrutura rodoviária ao iniciar, a partir deste mês, o uso de inteligência artificial (IA) para monitorar as condições das estradas estaduais.
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), torna Minas o primeiro estado do Brasil a implementar essa tecnologia em rodovias tanto sob administração direta quanto nas concedidas.
Essa inovação promete transformar o monitoramento das estradas mineiras, substituindo a abordagem manual — que era realizada semestralmente — por análises automatizadas e mensais.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estabelecida em novembro de 2024.
O sistema de IA foi desenvolvido em colaboração com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e está sendo adaptado para as particularidades da malha viária mineira, que abrange cerca de 20 mil quilômetros de rodovias pavimentadas sob a gestão do DER-MG.
“O processo será muito mais eficiente. O que antes realizávamos a cada seis meses agora será feito mensalmente em toda a malha pavimentada do estado. É um grande avanço que trará benefícios tanto para o Estado quanto para os cidadãos”, afirmou o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto.
Como Funciona
A metodologia envolve veículos equipados com câmeras de alta resolução que percorrem as rodovias, capturando imagens que são processadas por um software especializado.
Essa ferramenta é capaz de identificar e classificar automaticamente diversos elementos viários — como sinalizações, sistemas de drenagem e imperfeições no pavimento — gerando arquivos georreferenciados com essas informações.
Esses dados servirão como base para o cálculo do Índice de Condição da Manutenção (ICM), utilizado para planejar ações de conservação e manutenção das estradas.
De acordo com o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, o investimento na nova tecnologia é de cerca de R$ 5 milhões e deve ser ampliado.
“Neste primeiro momento, estamos focando nas rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. Em uma segunda fase, planejamos adaptar o sistema para incluir também as vias não pavimentadas, que somam mais de cinco mil quilômetros em Minas Gerais”, explicou.
Na quinta-feira (22/5), equipes do DER-MG participaram do primeiro treinamento prático do novo sistema na rodovia MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima. Durante a manhã, foram coletados dados em campo, e à tarde, os profissionais foram capacitados para operar o software que processa as informações obtidas.
O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, ressalta que a inteligência artificial utilizada oferece diagnósticos rápidos e detalhados, otimizando a gestão da malha viária. “O sistema irá subsidiar decisões mais precisas nas áreas de segurança viária, conservação de pavimento e planejamento de manutenção.”
A ferramenta será aplicada tanto para avaliar o desempenho das empresas contratadas pelo DER-MG quanto para monitorar o cumprimento dos contratos de concessão, sob a supervisão da Seinfra.








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