Ouro Preto realiza testes para avaliar a composição do lixo gerado na cidade
- Redação Portal News

- 12 de jun.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Ouro Preto está conduzindo uma série de testes de gravimetria nos resíduos sólidos urbanos como parte da atualização do Plano Municipal de Saneamento.
A análise, que ocorre por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Departamento de Qualidade Ambiental, em colaboração com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento, teve início na segunda-feira (09) e deve prosseguir até sexta-feira (13), na antiga Fábrica de Tecidos, localizada no bairro Caminho da Fábrica.
Os testes de gravimetria têm como objetivo examinar a composição do lixo produzido na cidade, identificando a porcentagem de diferentes tipos de materiais, incluindo orgânicos e recicláveis.
Essas informações são cruciais para otimizar a gestão de resíduos, permitindo a identificação de oportunidades para reciclagem, compostagem e outras formas de tratamento.
“Essa ação representa um marco importante no compromisso da cidade com o saneamento, pois nos fornecerá mais uma ferramenta de gestão enquanto avançamos na atualização do nosso Plano de Saneamento. Muitos municípios tiveram seus planos financiados por comitês de bacia, mas não realizaram a revisão. Ouro Preto se comprometeu e está realizando mais uma ação em prol do meio ambiente”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Francisco de Assis.
Essa etapa é fundamental no processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento, que já incluiu outras iniciativas, como o fechamento do lixão de Ouro Preto, a ampliação da coleta seletiva e o fortalecimento dos Ecopontos para o recolhimento de eletroeletrônicos, lâmpadas e pilhas.
Todo o material coletado na antiga Fábrica de Tecidos será devidamente analisado e, após as avaliações, descartado no aterro sanitário.







Comentários