Paralisação de caminhoneiros em Betim acende alerta para falta de combustível em Minas Gerais
- Redação Portal News

- 10 de jun.
- 1 min de leitura

Minas Gerais está sob o risco de enfrentar uma crise de abastecimento de combustíveis devido a uma paralisação, sem previsão de término, iniciada por transportadores na madrugada de segunda-feira (9).
O epicentro do movimento é a base da empresa Vibra Energia em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um ponto estratégico próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap).
Dezenas de caminhões-tanque estão estacionados no local, bloqueando a entrada e a saída de veículos de carga.
Segundo o Sindicato da categoria (Sindtaque-MG), a ação pode gerar um efeito cascata, afetando postos de gasolina e até mesmo aeroportos em todo o estado.
O risco de desabastecimento é agravado pelo fato de que muitos estabelecimentos não recebem novas cargas aos fins de semana, iniciando a semana já com seus reservatórios em níveis mais baixos.
A principal reivindicação dos transportadores é o cumprimento de legislações federais que, segundo eles, vêm sendo desrespeitadas pela Vibra.
Os profissionais cobram a aplicação da Lei do Piso Mínimo de Frete (Lei nº 13.703/2018) e o correto pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (Lei nº 10.209/2001).
A categoria alega que o não cumprimento dessas normas gera grandes prejuízos e precariza a atividade profissional.







Comentários