Prefeito de Ouro Preto anuncia interdição da Praça Tiradentes para grandes eventos e shows
- Redação Portal News

- 4 de jul.
- 2 min de leitura

A Praça Tiradentes, principal ícone histórico da cidade mineira de Ouro Preto, foi interditada para a realização de eventos e shows de grande porte.
A confirmação da medida foi feita pelo prefeito Ângelo Oswaldo (PV), seguindo uma recomendação da Procuradoria-Geral da República.
Como alternativa, os grandes shows do Festival de Inverno de Ouro Preto serão transferidos para o estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em caráter provisório.
O prefeito afirmou que a Prefeitura está trabalhando para reverter a decisão judicial.
Ele informou que todos os alvarás e laudos técnicos necessários foram enviados à Justiça para assegurar a segurança e a viabilidade do uso da praça.
— A Praça Tiradentes pode ser utilizada com segurança, desde que os protocolos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, IPHAN e pela própria Prefeitura sejam seguidos. É isso que estamos demonstrando à Justiça — declarou Ângelo Oswaldo.
O prefeito também ressaltou a importância histórica do local:— Desde o século XVIII, a praça é o centro simbólico da cidade. Já foi chamada de Praça de Vila Rica, Praça da Independência e Praça João Pinheiro, durante a Revolução de 1930.
Hoje, é reconhecida como o coração de Ouro Preto.
A interdição da Praça Tiradentes já havia sido aplicada entre 2023 e 2024, resultando na perda de eventos significativos, como a gravação do DVD do cantor Dilsinho e parte da programação do Carnaval.
A decisão judicial foi baseada no risco de incêndios e potenciais danos ao patrimônio histórico.
Todos os shows do Festival de Inverno de Ouro Preto 2025 ocorrerão no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP, que oferece melhor infraestrutura e controle de acesso, concentrando a programação musical do evento, programado para acontecer entre 5 e 30 de julho.







Comentários