PRF alerta sobre aumento de colisões, mortes e feridos envolvendo motocicletas
- Redação Portal News

- 29 de jul.
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Nesta segunda-feira (28), teve início em todo o Brasil a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.
Instituída pela lei 15.006/2024, a data visa conscientizar os motociclistas sobre a importância de respeitar a legislação para diminuir a violência no trânsito.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, entre 2023 e 2024, o número de acidentes de trânsito com motocicletas cresceu 13,74% nas rodovias federais.
As estatísticas de mortes e feridos entre os ocupantes desses veículos também aumentaram, com um crescimento de 14,2% e 15,02%, respectivamente.
Sinistralidade - Motocicletas
Ano | Sinistros | Feridos | Mortos |
2023 | 27.755 | 1.772 | 30.985 |
2024 | 31.571 | 2.024 | 35.640 |
Variação % 23×24 | 13,7 | 14,2 | 15,0 |
Nos primeiros seis meses de 2025, houve um pequeno aumento nas estatísticas em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando uma estabilidade nos índices.
Os acidentes com motocicletas, assim como as mortes e feridos, subiram pouco mais de 1% nas rodovias federais.
Sinistralidade - Motocicletas (Jan a Jun)
Período | Sinistros | Feridos | Mortos |
Jan a Jun 24 | 15.302 | 18.474 | 987 |
Jan a Jun 25 | 15.512 | 18.719 | 1.000 |
Variação % jan a junho 24×25 | 1,4 | 1,3 | 1,3 |
A falta de reação dos condutores foi a principal causa de 2.343 colisões com motocicletas nos primeiros seis meses de 2025.
Outras causas incluem reações tardias ou ineficazes e a entrada na via sem observar a presença de outros veículos.
Causas principais - Sinistros de trânsito no 1º semestre de 2025
Causa | Quantidade |
Ausência de reação do condutor | 2.343 |
Reação tardia ou ineficiente do condutor | 2.177 |
Acessar a via sem observar outros veículos | 2.031 |
As motocicletas têm se tornado cada vez mais populares entre os brasileiros, tanto para deslocamentos diários quanto como ferramenta de trabalho.
Em dezembro de 2024, o Brasil contava com mais de 34,5 milhões de motocicletas e motonetas, conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A PRF, como parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), trabalha para reduzir os acidentes que envolvem motocicletas e, consequentemente, as mortes e feridos nas rodovias.
O objetivo é cumprir a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir pela metade as estatísticas de mortes no trânsito até 2030.
“O condutor de motocicleta deve entender que, em uma colisão, ele é a parte mais vulnerável. Precisamos muito desse apoio, que ele conduza dentro das regras de trânsito: não exceder a velocidade, não ultrapassar em locais inadequados e não consumir álcool antes de dirigir. Essas práticas ajudariam consideravelmente o trabalho da PRF,” destaca o diretor de Operações da PRF, Marcus Vinícius Silva de Almeida.
Na semana passada, a PRF promoveu um seminário em João Pessoa (PB) focado em ações de segurança viária para motociclistas, onde policiais de todo o Brasil compartilharam experiências e sugestões para aumentar a segurança no trânsito.
Durante esta semana, a PRF participa da Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas, organizada pela Senatran em Brasília (DF), de 28 a 30 de julho.
O evento contará com painéis de discussão sobre prevenção de acidentes e fiscalização de trânsito.
Nas rodovias, os policiais estão mobilizados para reforçar a fiscalização e prevenir acidentes, oferecendo orientações básicas sobre segurança para motociclistas.
As recomendações incluem o uso de capacete por todos os ocupantes, vestimentas e calçados adequados, respeito aos limites de velocidade e ultrapassagens em locais permitidos.







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