top of page

PRF Resgata 1.400 Aves Silvestres Transportadas Ilegalmente na BR-040

ree

Na manhã de quinta-feira (31/7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou aproximadamente 1.400 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente e em condições de maus-tratos na BR-040, nas proximidades de Sete Lagoas (MG), na Região Central de Minas Gerais.


Informações da corporação indicam que muitos dos animais estavam debilitados ou já mortos.


As aves foram encontradas espremidas em pequenas gaiolas de madeira, empilhadas dentro de uma Fiat Fiorino, que foi abordada pelos policiais no quilômetro 470 da rodovia.


O veículo chamou a atenção por ter caixas de som ligadas em volume alto, uma estratégia, segundo a PRF, para abafar o som dos animais.


Durante a abordagem, o motorista de 30 anos admitiu que transportava aves silvestres. Um passageiro de 49 anos também estava no carro.


Ambos são do estado de São Paulo e afirmaram ter adquirido os animais em Montes Claros (MG) para revendê-los em feiras na cidade de Guarulhos (SP).


Conforme a PRF, 30 aves foram encontradas mortas, e as restantes estavam em estado crítico, sem ventilação, alimento ou água.


As condições se tornaram ainda mais graves devido ao confinamento e ao estresse causado pelo som alto.


Vídeos divulgados pelos agentes mostram o interior do veículo repleto de gaiolas improvisadas e animais visivelmente fragilizados.


As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Belo Horizonte, com o apoio do Ibama.


O veículo foi apreendido e levado ao pátio da Polícia Civil em Sete Lagoas.


Os dois envolvidos assinaram um termo de compromisso para comparecer à Justiça e responderão por crime ambiental de captura e comércio ilegal de fauna silvestre, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Portal News Itabirito - Todos os direitos reservados - © 2024 Criado por Agência All Win

bottom of page