Vale conclui descaracterização da barragem Área IX na Mina Fábrica em Ouro Preto
- Redação Portal News

- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A Vale anunciou a conclusão das obras de descaracterização da barragem Área IX, situada na Mina Fábrica, em Ouro Preto, Minas Gerais.
A remoção da estrutura marca um passo significativo no Programa de Descaracterização de Estruturas a Montante, com 57% das metas já atingidas.
Até o momento, 17 das 30 barragens previstas foram eliminadas, reafirmando o compromisso da empresa com a segurança e a proteção ambiental.
O processo de descaracterização da barragem Área IX envolveu a remoção do alteamento a montante, um método construtivo considerado de alto risco.
As próximas etapas incluem a reconformação do terreno, a implementação de um sistema de drenagem e a revegetação da área.
As obras foram realizadas sob auditoria independente e com o monitoramento dos órgãos reguladores, contando ainda com o apoio do projetista, do Engenheiro de Registro (EdR) e do Acompanhamento Técnico de Obra (ATO).
Após a finalização das etapas de recuperação ambiental, a estrutura será submetida a uma avaliação e validação final pelos órgãos competentes, conforme a legislação vigente.
“É um importante marco, pois é a segunda barragem alteada a montante descaracterizada na Mina Fábrica em dois anos. Além disso, nessa mesma mina, retiramos a barragem Dique de Pedra de nível de emergência e reduzimos o nível de emergência da barragem de Grupo em 2024. Isso demonstra nosso empenho em aumentar a segurança das nossas barragens”, destacou Daniel Raposo, Gerente-Geral de Geotecnia e Hidrogeologia da Vale.
Na Mina Fábrica, outras quatro estruturas estão em processo de descaracterização: a barragem Grupo, com obras em andamento, e as barragens Forquilha I, II e III, que estão atualmente em fase de projeto.
A eliminação das barragens a montante atende à legislação e reafirma o compromisso da Vale em prevenir riscos, especialmente após o rompimento da barragem B1, em Brumadinho, em 2019.
Desde então, a empresa já investiu mais de R$ 10 bilhões no programa de descaracterização.







Comentários