Vereador Anderson Se Opõe à Implantação de Pedágios na BR-356 em Audiência Pública em Itabirito
- Redação Portal News

- 22 de mai.
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Diante do crescente número de acidentes na BR-356 e da expectativa de duplicação da estrada, o vereador Anderson do Sou Notícia (PL) manifestou, durante a Audiência Pública na Câmara Municipal de Itabirito nesta quarta-feira (21), sua firme contrariedade à instalação de pedágios ao longo da rodovia.
A reunião foi organizada pela Comissão de Indústria, Comércio e Mineração da Câmara, composta pelos vereadores Renê Butekus (presidente), Léo do Social (vice-presidente) e Anderson (relator).
O encontro contou com a presença de autoridades locais e representantes de órgãos públicos, como o superintendente do DNIT-MG, Sérgio de Oliveira Costa Garcia, o promotor de justiça Vinícius Alcântara Galvão, e o ex-prefeito de Mariana e ex-deputado Duarte Júnior.
Durante sua fala, Anderson destacou a relevância da BR-356 para a região, mencionando o alto fluxo de veículos, o constante risco de acidentes e a precariedade da sinalização.
Dados apresentados revelaram que mais de 3.600 acidentes ocorreram na rodovia entre 2020 e fevereiro de 2025, resultando em 73 mortes. Itabirito e Ouro Preto estão entre os trechos mais críticos.
Embora reconheça a necessidade urgente de duplicação e melhorias, o vereador foi categórico ao rejeitar a implementação de pedágios como pré-requisito para essas obras.
“Não iremos aceitar de forma nenhuma”, declarou, dirigindo-se ao público presente e aos que acompanhavam a transmissão oficial da audiência.
“Nós, como cidadãos e políticos, precisamos nos manifestar. Primeiro, a duplicação; depois, discutimos pedágio. Mas não vamos aceitar que a população pague por algo que ainda nem foi entregue.”
O projeto de concessão da BR-356, chamado “Via Liberdade”, prevê a instalação de quatro pedágios nas cidades de Itabirito, Ouro Preto, Acaiaca e Ponte Nova.
A licitação está marcada para julho deste ano, e o modelo será o free flow — um sistema sem cancelas, com pagamento digital até 30 dias após a passagem.
A cobrança, de acordo com o edital do Governo de Minas, só começará após a conclusão das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato, ou seja, a partir do segundo ano de concessão.
Essa proposta tem gerado críticas entre as lideranças locais, que temem que a população enfrente tarifas antes que as obras estejam totalmente finalizadas.
O vereador também criticou a falta de representantes do Ministério da Infraestrutura na audiência e reforçou a necessidade de ações concretas:
“Há recursos para muitas coisas, até para estádios de futebol e eventos internacionais. Mas para salvar vidas na BR-356, só promessas. Vamos lutar com todas as nossas forças para mudar essa situação.”
Ao final da audiência, ficou claro que a duplicação da BR-356 é urgentemente necessária e inegociável, mas a cobrança de pedágio antes da conclusão das obras será amplamente contestada.
“A segurança na nossa via deve ser prioridade. E isso não se negocia”, concluiu o vereador Anderson.







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