“É Dia de Boi” Encanta Comunidades de São Bartolomeu e Barroca com Celebração da Cultura Popular
- Redação Portal News

- 1 de ago.
- 2 min de leitura

O espetáculo “É Dia de Boi”, criado pela ArteMovi Produções Artísticas, trouxe teatro, música e emoção a duas comunidades históricas de Minas Gerais no último fim de semana.
Com apresentações gratuitas, a montagem passou pelo distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, no sábado (26), como parte do Festival Cultural de São Bartolomeu, e chegou à comunidade da Barroca, em Mariana, no domingo (27), onde os moradores vivenciaram, pela primeira vez, uma experiência teatral.
Destinado ao público infantojuvenil, o espetáculo combina teatro de formas animadas, palhaçaria e música ao vivo para contar, de maneira lúdica, a tradicional lenda do Bumba Meu Boi.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019, essa manifestação integra o rico patrimônio cultural brasileiro.
A história segue Mimoso, um boi querido por seu dono, e o casal Francisco e Catirina, trabalhadores da fazenda.
Quando Catirina, grávida, expressa o desejo de comer a língua do boi, uma série de eventos se desenrola, revelando elementos simbólicos da cultura popular.
A narrativa convida à reflexão sobre pertencimento, memória coletiva e a valorização das raízes brasileiras.
A diretora geral do espetáculo, Adriana Martins, ressaltou a participação ativa do público: “A comunidade não apenas assistiu, mas se envolveu de forma ativa com o espetáculo. Isso mostra a potência da arte como ferramenta de diálogo e conexão com a identidade local.”
A circulação do espetáculo começou em 12 de julho, na comunidade de Santa Rita Durão, também em Mariana.
As próximas apresentações estão agendadas para 9 de agosto, em Sumidouro (Santa Bárbara), e 10 de agosto, na Estação Ferroviária de Santa Bárbara, onde o circuito será encerrado.
A realização é de Fernando Augusto, com a produção da ArteMovi Produções Artísticas, localizada em Catas Altas (MG).
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Mariana e é patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do edital nº 10/2024 – Circulação de Espetáculos, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Ficha Técnica do Espetáculo “É Dia de Boi”
– Direção geral: Adriana Martins – Dramaturgia: Leo Oliveira – Direção musical: Fernando Augusto – Elenco: Fernando Augusto, Francis Dance, Isabela Freiria e Matheus Borelli – Músicos: Alex Silva e Fernando Augusto – Manipulação do boi: Francis Dance– Realização: Coletivo ArteMov i– Produção: ArteMovi Produções Artísticas – Adriana Martins – Figurino: Daniel Ducato – Confecção do boi: Mauro Carvalho – Adereços em madeira: José das Dores – Pintura de adereços: Mari Sousa – Duração: 47 minutos – Classificação etária: Livre







Comentários